logo fieac
logo sesi
logo iel

    Notícias

    23 de setembro: Dia da Educação Profissional e Tecnológica

    No primeiro ano em que se celebra a data, Brasil tem desafio de aumentar matrículas, hoje distantes da meta. Com oito décadas e mais de 80 milhões de pessoas formadas, SENAI é referência


    A educação profissional no Brasil completa 112 anos nesta quinta-feira, 23 de setembro. A data marca a assinatura do Decreto 7.566, de 1909, que criou 19 escolas de aprendizes artífices, vinculadas ao Ministério da Agricultura, Indústria e Comércio. 

    O decreto foi o primeiro passo na criação da rede de formação técnica no país, que hoje prepara jovens e adultos para o exercício de uma profissão, possibilitando o ingresso e a permanência no mercado de trabalho. Com a Lei 14.139, de 16 de abril de 2021, a data passa a ser comemorada anualmente.

    O Dia da Educação Profissional e Tecnológica, em 23 de setembro, teve origem no PLC 62/2015, de autoria da deputada Professora Dorinha Seabra Rezende (DEM-TO). Neste primeiro ano de celebração, ganha destaque o debate sobre a expansão da oferta, para que ela esteja ao alcance de mais brasileiros e seja um vetor de desenvolvimento social e econômico, principalmente pós-Covid.

    De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), a educação profissional e tecnológica abrange os cursos de formação inicial e continuada ou qualificação profissional, técnicos de nível médio e graduação e pós-graduação. 

    Em 2020, o Brasil registrou 4,8 milhões de matrículas na  na educação profissional técnica de nível médio. O Plano Nacional de Educação (PNE), porém, estabelece como meta 4,8 milhões de matrículas até 2024, sendo 50% na rede pública.

    O país tem um grande desafio pela frente e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) - que, em 79 anos de história, já formou mais de 80 milhões de trabalhadores - oferece sua expertise e estrutura no esforço conjunto, de governos, sociedade civil, iniciativa privada e terceiro setor, para alcance da meta.

    Também destaca que o Novo Ensino Médio é a oportunidade para revertermos um cenário que coloca o país em desvantagem competitiva: entre os 37 países membros e parceiros da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), o Brasil é o segundo com a pior taxa de formação técnica e profissional entre os formandos do ensino médio, apenas 9%, enquanto a média da OCDE é de 38%.

    SENAI - DR/AC
    Avenida Ceará, 3727 - 7º BEC - CEP: 69918-108, Rio Branco, Acre - Fone: (0xx68) 3212-4200
    UNIDADE INTEGRADA 
    DO SISTEMA FIEAC NO JURUÁ

    Rua Afonso Pena, Nº 910, Bairro AABB - CEP 69980-000 - Cruzeiro do Sul - Acre - PABX (68) 3322-6597

    login

    editais

    galeria

    banner bndes

    banner cni

    Logo SENAI com CERTIFICADO NBR ISO 9001 BRTUV

    Assine a nossa newsletter e fique por dentro das nossas notícias.