SENAI qualifica mais de 150 soldados em Rio Branco

Programa possibilita profissionalização de alunos próximos ao desligamento das Forças Armadas para inserção no mercado de trabalho

Em parceria com o 4º Batalhão de Infantaria e Selva (BIS) e 7º Batalhão de Engenharia de Construção (BEC), o SENAI/AC certificou, na manhã desta segunda-feira, 17 de dezembro, 159 soldados pelo programa Soldado Cidadão. A iniciativa possibilita a qualificação profissional de alunos próximos ao desligamento das Forças Armadas para inserção no mercado de trabalho. Neste ano, foram oferecidos os cursos de padeiro e confeiteiro, eletricista de automóveis, mecânico de automóveis, mecânico de automóveis leves, mecânico de refrigeração e climatização residencial, eletricista instalador de baixa tensão, marcenaria de móveis e esquadrarias e pedreiro em alvenaria.

“Sentimos muita gratidão por essa parceria antiga com o SENAI. Mesmo com um erário reduzido, o SENAI aceitou prontamente que realizássemos os cursos em nome dessa parceria. E, neste ano, formamos 80 soldados somente no 4º BIS, bem mais que em anos anteriores. O cursos do SENAI são de excelência, não tem igual, não há concorrência”, agradeceu o 1º tenente do 4º BIS, Josemir Rebolças da Costa. Para o coronel do 7º BEC, Flávio do Prado, conhecimento é algo fundamental para a vida. “Nossa preocupação era que todos pudessem fazer os cursos. Tenho certeza que isso facilitará a vida dos soldados que ingressarão, agora, no mercado de trabalho. Fará toda a diferença na vida deles. Parabenizo, também, os professores do SENAI, pois eles contribuem para um Brasil melhor”.

De acordo com o diretor regional da instituição, João César Dotto, o SENAI tem compromisso com o Exército. “Nossa intenção é fortalecer cada vez mais essa parceria, sem perder a qualidade dos serviços prestados na área que os próprios soldados identificaram como de maior necessidade, que é o mais importante. Torcemos que eles possam continuar se profissionalizando e retornem com a gente. Temos muito a oferecer”, almeja.

A presidente da FIEAC em exercício, Adelaide de Fátima Oliveira, afirma que o SENAI apoia os setores industriais por meio da formação de recursos humanos e da prestação de serviços como assistência técnica e tecnológica. “Para nós, é sempre muito gratificante poder oferecer qualificação para os soldados, para que eles possam sair da corporação e ter uma oportunidade de inserir-se no mercado de trabalho com uma boa formação, por que o SENAI é uma das melhores instituições do país em educação profissional. Realmente formamos com qualidade”, concluiu.

senai soldado cidadao3