Em busca de qualidade, SENAI/AC implanta programa Lean Educacional

Projeto visa aumentar produtividade nas unidades da instituição, identificando e eliminado desperdícios de tempo, de materiais e de espaços

Em busca da melhoria contínua no processo de ensino e produtividade, o SENAI/AC realizou, nos dias 26 e 27 de novembro, na Escola SENAI (área Automotiva) e Instituto SENAI de Tecnologia (área de Marcenaria), a última etapa da implementação do projeto Lean Educacional, que é chamada de Semana Kaizen, promovido pelo Departamento Nacional do SENAI por meio do programa SENAI + Produtivo. De acordo com a gerente de educação profissional da instituição, Geane Reis de Farias, o objetivo é aumentar a produtividade nas Escolas do SENAI, identificando e eliminado desperdícios de tempo, de materiais e de uso de máquinas e equipamentos, melhorando os espaços de laboratórios e layout das oficinas com a aplicação da metodologia.

“Recebemos o coach do Departamento Regional de Minas Gerais, Thiago Ferreira Querino, para verificar in loco a aplicação das ferramentas de melhoria de processos utilizadas pela metodologia e orientar as nossas unidades com relação à aplicação correta das ferramentas, além de medir os resultados alcançados”, explicou a gestora. “Esse programa terá sua expansão para as demais áreas no próximo ano”, completou.

Para o instrutor da área de mecânica automotiva da Escola SENAI, Antônio Raimundo Araújo, o projeto foi um divisor de águas. “Nós, docentes, não enxergamos o motivo pelo qual os alunos não fazem a prática. Muitas vezes um só faz a prática e os demais apenas ficam olhando. E o programa nos faz enxergar que nem sempre é a falta de equipamentos, máquinas ou ferramentas, mas a estrutura e planejamento das aulas”, reconheceu. “Hoje a indústria pede que o profissional que sai do SENAI atenda tanto a parte comportamental – como pontualidade e dedicação –, como a produtiva e, com isso, o programa Lean incentiva os alunos e os docentes a terem permanência frequente no que é bom, no que é servível, que sejamos produtivos, visualizando o que é o certo”, destacou.

Querino afirma que o nível de envolvimento da equipe do Regional Acre foi preponderante para o sucesso da implantação do programa no estado. “Para mim, foi uma grata surpresa os resultados alcançados até o momento pelo DR/AC. Pude perceber muito engajamento e um empoderamento muito significativo da equipe diante da metodologia que está sendo empregada. Com certeza, os resultados que ainda virão serão muito representativos não só para o SENAI, como para todo o Sistema FIEAC, e os próprios empresários da região, que são carentes de mão de obra cada vez mais qualificadas para elevar a competitividade do próprio mercado local”, avaliou.